sábado, 30 de julho de 2011

Craques nascem feitos ou se formam craques?

Circula pela internet imagens de um menino argelino que vive na França, de 08 anos que já esta sendo apontado como novo Zinedine Zidane pela imprensa Francesa.

Trata-se realmente de um fenômeno, como se pode ver , mas também uma exceção da regra de que craque, para forma-se craque realmente, depende de dois fatores principais,que alis aprendemos em biologia no primeiro grau: O genótipo(carga genética que trazemos de nossos pais e antepassados) e do fenótipo (a influencia do meio onde vivemos os estímulos que recebemos e as oportunidades de realizar um treinamento de qualidade).

Quantos bons jogadores de bola conheceram e que não vimos triunfar em nenhuma equipe de futebol ou futsal? Por quê? Como explicamos?

Apesar da habilidade inata, não progrediu ao estrelato, e ao contrario, alguns jogadores de técnica discutível consegue chegar ao apogeu em importantes equipes. São importantes taticamente e indispensáveis no funcionamento das equipes.

E o tal do genótipo e o tal do fenótipo. Falar que craque nasce feito e não ter estado a beira da quadra para ver o testemunhar que craque se faz com treino e informação.

Piaget diz que aprendizagem se da segundo parâmetros motores, cognitivos e afetivos. Portanto o que treinamos, o que botamos para dentro da cabeça de nosso atleta (comentamos, corrigimos e repetimos e a experiência de outrem) e o ambiente facilitador da aprendizagem que criamos.

O menino argelino Madin e dessas aberrações que demoram muito para surgir e mesmo assim vamos aguardar o futuro para ver se não há ai uma queima de etapas com o menino, ao se criar uma expectativa em torno de alguém de apenas 08 anos. Vamos ver se vai vivendo experiência educativas realmente significativas que levem a ser o jogador que todos esperamos que seja, alias de fato bem para o futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário